domingo, 21 de fevereiro de 2010

reminicênscias...

É muito interessante a relação que nossos sentidos têem com a memória, são cheiros que nos remetem à infância, músicas que trazem de volta sentimentos, imagens que carregam lembranças.... Numa dessas idas e vindas entre RJ e SP tive um momento desses, em que os sentidos me levaram numa viagem ao passado.
Geralmente nunca tomo café a noite, mas este dia, não sei pq fui até um dos bares da rodoviária para um cafézinho, e imediatamente, quando o atendente puxou a xicara e o pires para cima do balcão, uma memória vívida saltou diante de mim. Um simples pires de metal velho, daquele tipo que era muito comum nos bares do RJ há um tempo atrás trouxe para a tela da memória uma cena muito familiar. Todas as vezes que saía com meu pai, inevitávelmente parávamos em algum lugar para ele tomar café e fumar seu cigarrinho. Inúmeras vezes observei aquele pires de metal enquanto ele tomava seu café.
Não sei dizer exatamente porque aquele pires me chamava tanta atenção, mas o afeto que carregava a cena criou um link com aquele simples prato, de forma que não é possível vê-lo sem lembrar de meu pai segurando a minúscula xícara com o dedo mindinho levantado,fazendo " bico " para sorver o café. Engraçado, não é ?
Dentro da gente as pessoas nunca morrem de verdade...
grande abraço
Cris

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

enquanto isso, em Santos...

As coisas caminham no RJ, mas aqui em Santos, não estamos parados não !! Já falei anteriormente de Maurício Rayel, clarinetista e cantor de Santos que envolveu-se comigo no projeto do meu pai, me ajudando muito nas pesquisas. Tínhamos idéia de fazer shows aqui também, e em contato com o secretário de cultura da cidade, ele nos sugeriu que procurássemos o pessoal do clube do choro, que poderia nos ajudar.
FIzemos aqui em casa uma primeira reunião ano passado, e retomamos as conversas este mês, já tivemos duas reuniões sendo decidido repertório, cantores, formato do show etc..
Bom, o show já está marcado para dia 30/7 no teatro Guarani, no centro da cidade !!!
Acho que o show vai ficar muito bonito !
Estou tentando contato com Rolandro Boldrin,que gostava muito do meu pai, e pode nos ajudar na divulgação deste show.Quem sabe não sai um CD também, não é ??
Havia esquecido de falar, fiz contato através de meu primo Zé Guilherme, com Josimar Carneiro, do grupo Agua de Moringa, e que também está interessado em participar conosco do projeto.
Muitas novidade, não ??
grande abraço
Cristina

domingo, 7 de fevereiro de 2010

duas semanas de intenso trabalho...

Estou de volta à Santos, depois de muito trabalho no RJ, trabalho que aliás continua, pq graças à tecnologia de que hoje dispomos, emails e skype funcionam bastante bem !!
Foram dias muito produtivos, e pusemos o carro para andar, o projeto vai caminhando....graças a Deus !
Na primeira semana encontrei com Chico Adnet, que me adiantou ter feito uma pré-seleção de 70 músicas, encontrando-se agora numa sinuca de bico ( nome de uma das músicas de papai ! ). É muita coisa boa ! Como selecionar agora ?? Existem muitas que foram famosas e não poderiam ser deixadas de fora, mas e aquelas pérolas, que estamos encontrando e que praticamente ninguém conhece ?? Acho que não queria estar na pele dele...
Tive conversas muito boas com Marise e Silvinha, minhas primas, elas tem experiência na área de produção de eventos, e são muito preciosas neste momento, Silvinha aliás, é a " vice- coordenadora " do projeto !!....Marise, é boa em logomarcas, será que ela consegue fazer a marca do centenário de Pedro ?? Se não fizer é por pura falta de tempo !!!
Conheci pessoalmente Jairo Severiano, amigo de meu pai, a quem eu conhecia muito de nome, é um senhor encantador, e um grande nome na pesquisa musical do país, aliás, vale aqui um adendo : foi ele que cedeu gentilmente para Sérgio Cabral grande parte do acervo que ele hoje possui das músicas de meu pai. Jairo aceitou ser consultor do nosso projeto, o que para nós é uma honra, e extremamente importante.
Conversei ainda com Sérgio, a quem fui pedir ajuda, por sua experiência com espetáculos, conhecimento da música brasileira e talento. Ele aceitou ser nosso "conselheiro mor", e contribuirá ainda com o texto para o songbook !! Desde já agradeço aos dois !!
Estive também com Hermínio Bello de Carvalho com quem passei uma manhã muito agradável, prontamente enviou vários emails para pessoas que acreditava poderem me ajudar, e colocou-se a disposição para consultas também. Com consultores assim, este projeto vai ser um sucesso !
Tive no meio de tudo isso uma grata surpresa, eu havia conversado com Beatriz Paes Leme do Instituto Moreira Salles, e fiquei muito feliz ao ser informada por ela que farão um hotsite de Pedro Caetano em 2010, demais não é ??
Através da Beatriz conheci Lena Verani, do grupo Terno Carioca ( Lena, Pedro Aragão e Luiz Alcofra ), fruto de seu trabalho de mestrado, sobre a obra de Claudionor Cruz, gravaram um CD, e lógico, lá estavam 6 músicas de parceria com meu pai !!
Conheci os três num encontro no bar Informal em Copacabana, ganhei alguns CDs, que já distribui. CD aliás muito bom !!! Ela tinha o contato de Cidinha, sobrinha de Claudionor com que queria muito falar, foi ótimo, já conversei com Cidinha pelo telefone esta semana.
Estive ainda com os jovenzinhos Maira Meyer e Jader Almeida, jovenzinhos sim, pq todo mundo neste projeto passou dos quarenta !! Indicados por uma grande amiga, Denise, de SP, estive com eles conversando sobre a produção executiva do projeto. Eu ainda não havia neste momento conversado com nenhuma empresa que formata projetos, e não sabia se fariam isso também, mas independente disso, acho a contribuição de Jader muito importante, e quero que faça parte do trabalho.
Entrei em contato por email com Osmar Frazão , que sabia ter sido amigo de meu pai, e para minha grata surpresa, não só ele me respondeu, mas também Dagoberto Souto Maior, organizador do site de Frazão, e entusiasta da música brasileira e da obra de meu pai, estarei com os dois em março para conversarmos pessoalmente. Ambos no entanto, já se colocaram a disposição para ajudar, o que com certeza é muito bom para o nosso trabalho.
Conversarei ainda com João Máximo, jornalista que tem feito um grande trabalho com a obra de Noel Rosa. Estou fazendo contatos com o governo do ES para ver a possibilidade de apoiarem nosso projeto, vamos ver o que consigo.
Bom, acho que é isso, até a próxima !!
grande abraço